quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Direção para modelos femininos. Confira dicas essenciais para modelos e fotógrafos



Créditos: Mark Fitzgerald

Mark Fitzgerald, fotógrafo de Melbourne, Austrália dá dicas sobre as poses básicas para modelos femininos. Tanto para modelos, quanto para fotógrafos, esta é uma decisão crucial, pois influi diretamente no aspecto final da imagem, portanto, no sucesso do ensaio.

A pose certa, em circunstâncias adequadas, faz toda a diferença, especialmente na fotografia de moda e publicidade.

Poses essenciais para modelos


Existem algumas poses padrão para fotografia de moda - são as que vemos nos lookbooks, folhetos e lojas online. Embora não sejam inovadoras, são clássicos que adicionam estilo e graça às coleções, sendo esperadas pela maioria dos clientes. Mesmo que você vá além delas, é interessante mantê-las no planejamento.

Essas são, geralmente, poses simples e relaxadas.

Créditos: Mark Fitzgerald
Créditos: Mark Fitzgerald
Créditos: Mark Fitzgerald
Créditos: Mark Fitzgerald

Você pode variar as poses básicas mudando seu próprio ângulo de tomada, girando o corpo da modelo ou mesmo pedindo a ela, que dirija o olhar em direções diferentes:

. Diretamente para a lente
. Sobre o ombro do fotógrafo
. 45 graus à esquerda ou à direita da câmera
. Para baixo ou para cima
. Na direção da luz principal

Poses Sentadas


Uma pose sentada pode transmitir várias sensações, ter um caráter forte e distinto ou comunicar relaxamento e vulnerabilidade, sendo tão ou mais versátil, que uma pose de pé.

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Para tornar a pose sentada um sucesso, considere o seguinte:

. Se a foto deve ser feita de cima para baixo, de baixo para cima ou na altura da modelo.
. Posição e direção dos joelhos e dos pés
. Tenha cuidado ao fotografar com a região entre-pernas centralizada - você pode orientar a modelo para usar uma das mãos ou pernas, casualmente, jogadas para o primeiro plano, minimizando esse efeito indesejável.
. A altura do assento está adequada para a foto? Se parecer “estranho”, talvez seja necessário um assento inferior ou superior.
. Certifique-se de que, caso a foto anterior tenha sido de uma pose de pé, a luz esteja afinada para a nova pose sentada.

Poses para Fotografia de Beleza


São algumas das poses mais difíceis de dominar -  tantas variações nas expressões, ângulo, iluminação, maquiagem e cabelo perfeitos! Na fotografia de beleza, o sucesso reside nos detalhes.

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

 Créditos: Mark Fitzgerald

Fique atento a:

. Expressão, expressão, expressão!. Seja neutra, feliz ou séria, a expressão é crucial.
. A linha do maxilar tem grande influência no aspecto da foto. Use a sombra para defini-la, posicionando a mandíbula em diferentes direções.
. Tenha cuidado ao fotografar de baixo para cima, pois o queixo e as narinas podem se tornar muito proeminentes, dependendo do formato do rosto.
. As mãos são, muitas vezes, elementos importantes na fotografia de beleza. Certifique-se de que seu posicionamento seja adequado à atmosfera da cena.

Iniciando


Quando você se sentir seguro a respeito da direção de modelos em poses básicas, experimente coisas novas. Inclua sorrisos e outras expressões, que você tenha tentado anteriormente. Arrisque poses mais interessantes, com mais contorções e dificuldades maiores.

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

A seguir, algumas sugestões para que você oriente sua modelo, inovando as poses:

. Deslocar o quadril, cotovelo, joelho ou ombro em uma nova direção - uma coisa de cada vez.
. Estender ou esticar uma perna, braço ou ombro.
. Agachar ou ficar na ponta dos pés.
. Rir, projetar o rosto ou brincar com os cabelos.

Movimento


Trabalhar movimento com modelos é uma área de maior dificuldade. O movimento requer grande sincronismo entre o fotógrafo e a modelo. O movimento capta a atenção do espectador e confere outra dimensão à uma imagem estática. A foto pode ser feita em um único disparo ou podem ser necessárias várias tentativas, antes que a perfeição seja alcançada.

Créditos: Mark Fitzgerald


Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Créditos: Mark Fitzgerald

Observe:
. Expressões faciais inadequadas ao pular, ao agitar o cabelo, girar ou correr - é difícil para a modelo, manter uma expressão "normal", nessas situações.
. Os dedos tendem a posicionarem-se de forma “estranha” durante o movimento. Mantenha-os sob controle.
. Fotógrafos! Geralmente, há apenas um momento adequado para a foto durante um movimento. E ele costuma durar menos de um segundo.

Esteja pronto!


E não se esqueça - para estar pronto é preciso ler e estudar constantemente!

A cada dia, novas técnicas são lançadas, novos equipamentos disponibilizados e as poses da moda, mudam. Mantenha-se atualizado, pois dirigir modelos com base em poses ultrapassadas ou inadequadas acaba destruindo um trabalho que poderia ser um sucesso.

A Studio3 Escola de Fotografia Sesiminas está com as matrículas abertas para o Curso de Fotografia Profissional 2018 - é a sua oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, com um excelente curso de fotografia em Belo Horizonte !

Informações: studio3.sesiminas@gmail.com

Sobre Mark Fitzgerald - fotógrafo profissional de publicidade, moda e comercial, de Melbourne, Austrália. Você encontra mais do trabalho de Fitzgerald em seu site, Facebook, Pinterest e Instagram.

Artigo Original - PetaPixel
Tradução Livre - Andreia Bueno
Novembro . 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário